quarta-feira, 23 de junho de 2010

Reaproveitamento da água da máquina de lavar

O que são águas cinza:
As águas cinza são coletadas em diversas fontes (águas pluviais, lavatório, chuveiro, pia de cozinha, tanque e de máquina de lavar roupa).
Qual a água que nossa estação vai tratar:
A nossa estação STRANP (Estação de Tratamento e Reuso da Água Não Potável), vai tratar exclusivamente a água vinda da máquina de lavar.
Como funciona:
A água de sabão entra no primeiro estágio que é um reservatório denominado tanque AV (avaliação da água), este primeiro estágio pode ser composto por um ou dois reservatórios, isto conforme a quantidade de roupas lavadas em um dia. No segundo estágio é o reator floculador, nele a água entra através de bombeamento e logo começa a floculação isto é; a separação do sabão da água. No terceiro estágio é o filtro de polimento, também a água é bombeada, passando por clorador, filtro de areia e brita. Depois deste estágio a água está pronta a ser reutilizada, para lavar pisos, calçadas e aguar jardins.
Toda estação é controlada por um painel de controle eletrônico temporizado, é por este painel que o reator floculador vai receber informação da corrente elétrica para fazer a separação do sabão existente na água. O painel eletrônico ou painel de controle, também controla o tempo de bombeamento da água para cada estágio.
Instalação:
A instalação da estação é bastante simples, podendo ser subterrânea ou sob o piso. Qualquer uma das opções vai de acordo com o local, alguns clientes preferem subterrânea para ganhar espaço, outros não querem mexer no terreno devido a obra que já está feita, como: piso de granito, cerâmica, assoalho etc.
A estação de tratamento deve ficar próxima a máquina de lavar ou lavanderia. A mangueira de saída da água da máquina deve estar conectada ao primeiro estágio da estação, e a saída da água tratada da estação vai a um reservatório, podendo ser uma caixa d’água ou um tanque da escolha do cliente. No reservatório da água tratada pode ter uma bomba para bombear a água para outra caixa acima da casa ou mesmo diretamente as torneiras na área comum da residência.
Custo benefício:
O custo benefício é excelente, visto que já existe lei que em alguns lugares já é proibido lavar calçadas com água potável (crime ambiental) veja o que diz estas matérias: lei proíbe lavar carros e calçadasé proibido lavar calçadas.
Imagine você poder lavar seu carro, calçadas e aguar seu jardim a vontade! Sem estar cometendo crime ambiental, a água que estava sendo jogada no esgoto, agora pode ser reutilizada para estes fins, sem falar que os lençóis freáticos vão agradecer recebendo uma água sem contaminação.
Excelente negócio:
Você pode perceber que este é o melhor negócio dos últimos tempos, “conservar a água”, uma estação como essa vai lhe dar muito lucro e até mesmo gerar emprego. Você vai ganhar muito dinheiro com uma pequena fábrica, na sua casa ou em outro local pequeno. O investimento é mínimo, o que vai depender é só da sua habilidade e interesse de comercializar.
Caso queira entrar neste negócio é preciso você preencher um questionário do seu perfil, sendo aprovado começaremos um treinamento para você montar sua fábrica. No questionário segue valores de investimentos e lucros.



Envie um e-mail para aguacinza@gmail.com ou acesse nosso site: www.aguacinza.eco.br

Um comentário: